Como funciona o atendimento para quem possui plano de saúde?
Eu trabalho com reembolso para os pacientes que possuem plano de saúde.
O processo é muito simples:
Cinco passos para não errar neste momento:
- Buscar informações sobre o valor de reembolso do seu plano e procedimentos para entrega dos recibos ou notas fiscais.
- Encaminhamento médico. A maioria dos planos de saúde solicitam um encaminhamento de um médico para fazer o reembolso. Basta agendar uma consulta com um médico clínico geral ou psiquiatra e solicitar o encaminhamento médico para sessões de psicoterapia. Importante constar no encaminhamento: Data, Cid e conter carimbo com o CRM do médico.
- Marcar a consulta comigo.
- Solicitar o recibo ou nota fiscal do atendimento. Após realizar o pagamento do atendimento ao psicólogo, solicite a nota fiscal ou recibo constando data, valor e outras informações que o seu plano exija.
- Solicitação de reembolso
Após receber a nota fiscal ou recibo de sua consulta, encaminhe para a operadora de saúde e logo você receberá o reembolso do valor informado por eles.
TEM VALOR FIXO DE REEMBOLSO?
Cada convênio possui uma tabela de reembolso para cada plano, o valor reembolsado poderá ser uma porcentagem ou mesmo o valor total dos atendimentos. Importante ressaltar que os profissionais / psicólogos não tem responsabilidade com processo de solicitação ou com algum problema que ocorrer no processo.
Há limite no número de consultas / atendimentos ou diagnósticos específicos para ter direito ao reembolso?
Não, o acesso é ilimitado e sem distinção diagnósticos, como mostra a nota abaixo:
“Os clientes de planos de saúde terão acesso ilimitado a sessões de psicoterapia. Uma decisão da Justiça Federal anulou norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigava os convênios a arcar com apenas 18 atendimentos por ano para tratamento de síndromes e transtornos psicológicos (Resolução n° 387/2015). Com a determinação judicial, a cobertura dos planos de saúde deverá corresponder ao número de sessões prescritas pelo profissional de saúde responsável”