Luto na psicoterapia

Muitas são as abordagens para trabalhar o luto no processo psicoterapêutico. Cada linha dentro da psicologia entendo o ser humano e suas fases, desafios, dores e bem estar a partir de um ponto de vista que leva em consideração sua abordagem teórica.

Eu tive a oportunidade de auxiliar pacientes em processo de luto e aprendi muito com esta vivência, as teorias e técnicas para lidar com esta ocorrência inevitável da nossa experiência humana ajudam, mas não contemplam a totalidade que este momento exige.

A escuta empática, o acolhimento a relação que se estabelece entre psicoterapeuta e sujeito vai além de palavras escritas em um livro.

Eu acolhi a dor do outro, juntos nomeamos algo que muitas vezes parece inominável, amparei o choro as palavras não ditas e o corpo que falava a língua intraduzível da saudades, mas quando eu vivenciei a minha perda, a minha dor o meu luto pessoal eu renasci como terapeuta. Esta parte do processo não vem nos manuais psicoterapêuticos de nenhuma abordagem porque é visceral, simplesmente é.

Hoje eu consigo realmente acreditar que as  fases do luto e  tantas outras fases  são pessoais e falam a língua da pessoa que está passando por uma perda naquele momento.  Hoje sei que o luto não passa, pois é o amor que perdura, que teima em viver sem o objeto. Sei que apesar do luto não passar ele se transforma e esta transformação é uma oportunidade de reinventar a própria vida, resinificar, perceber o que realmente tem valor e aquilo que eu quero por energia e tempo.

A partir desta vivência compreendo que tudo que temos é o agora, este instante único e precioso. O que estamos fazendo com este tempo?

Hoje percebo que vivencio a vida em busca da minha melhor versão possível como um desafio diário, devagar, mas sem pausa um dia de cada vez comemorando as vitórias da revolução cotidiana.

Percebo que me tornei  uma psicoterapeuta mais completa e quero auxiliar as pessoas nos seus processos não apenas de sobrevivência, mas quem sabe de supervivência.

A vida é um dom e desejo a você boas realizações agora!