O que é TDAH?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurocomportamental que se caracteriza principalmente por desatenção, inquietude e impulsividade. É caracterizado por uma forma diferente do cérebro processar e reter as informações. Costuma surgir na infância e pode persistir na fase adulta, afetando a vida social, profissional e o processo de aprendizagem.
A pessoa com TDAH pode ter outros sintomas relacionados?
Frequentemente a pessoa sente-se diferente em comparação com as outras pessoas e diante das cobranças sociais de desempenho e a incapacidade de lidar sozinho com este processo pode apresentar outras questões emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.
Ter TDAH está relacionado a ter baixa capacidade cognitiva?
Importante ressaltar que TDAH não está necessariamente associado a menor capacidade cognitiva. Ou seja, a pessoa pode apresentar um desempenho baixo na escola ou trabalho, mas não por limitações em sua capacidade de compressão das coisas, e sim pela combinação de inquietude e desatenção.
Quais são os tipos de TDAH?
Com a revisão do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os subtipos foram integrados em uma única classificação de TDAH, levando em consideração que os sintomas podem variar ao longo do tempo e em diferentes situações.
Portanto, agora o diagnóstico é feito em uma única categoria de TDAH, com a especificação dos sintomas predominantes (desatento, hiperativo-impulsivo ou combinado). Essa abordagem reflete a natureza fluida e variável dos sintomas do TDAH e reconhece que um indivíduo pode apresentar diferentes manifestações em momentos distintos.
Os tipos são:
1.Predominantemente Desatento
Também conhecido como “tipo desatento”, é caracterizado principalmente por sintomas de desatenção, como dificuldade em prestar atenção a detalhes, distração, esquecimento de tarefas, dificuldade em seguir instruções e organização deficiente.
2.Predominantemente Hiperativo-Impulsivo
Este subtipo estava associado principalmente a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Isso incluía agitação constante, dificuldade em permanecer sentado, falar excessivamente, interromper conversas e agir impulsivamente sem pensar nas consequências.
- Combinado
Este subtipo apresentava uma combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
O quadro clínico pode variar conforme apresentação do transtorno?
pessoas com predominância de desatenção têm dificuldade de se ater a detalhes e acompanhar longas instruções. O rendimento escolar e profissional costuma ser prejudicado. Organização e planejamento, que requerem concentração, acabam afetados.
Já no caso de predominância da hiperatividade, a pessoa pode falar em excesso, demonstrar inquietude com mãos e pés, andar muito de um lado para outro e não conseguir esperar a sua vez.
Tenho TDAH O que fazer?
Buscar um profissional qualificado e experiente para auxiliar no psicodiagnóstico e no acompanhamento psicoterapêutico é a melhor escolha. O psicólogo é o profissional que pode ajudar nesta situação.
Estima-se que 15% das crianças com TDAH se tornem adultos com sintomas completos.
Enquanto 65% conseguem remissão parcial dos sintomas quando recebem acompanhamento psicológico adequado.
A desatenção é uma das características que tende a persistir quando não trabalhada com psicoterapia adequada na vida adulto do sujeito.
Compartilho um link do governo que disponibiliza um teste para verificar um possível quadro de TDAH em adultos e crianças.
Este teste é um indicativo para buscar ajuda especializada e não substitui um psicodiagnóstico.
https://www12.senado.leg.br/institucional/sis/noticias-comum/voce-acha-que-tem-tdah-faca-o-autoteste
Ficaram dúvidas sobre este tema?
Pode entrar em contato comigo marcando uma sessão para orientação sobre suas dúvidas.
WhatsApp: 51 980435209